Comunicação Consciente

Comunicação Consciente

O conceito de comunicação consciente, também conhecido por comunicação não-violenta, foi desenvolvido pelo psicólogo Marshall Rosenberg.

É um processo que ajuda a expressar-se de forma clara, assertiva e segura, mas sem agressividade, culpa ou medo.

Permite manter a conexão com o outro durante o processo de comunicação, mesmo quando o teor da conversa não é tão agradável quanto gostaria.⠀⠀

O principal objetivo da comunicação consciente é ajudar-nos a conectar com a outra pessoa.⠀⠀⠀⠀

Os pilares da comunicação consciente são:

  • Sentimentos
  • Necessidades

Para exercer a comunicação consciente é indispensável compreender quais são as nossas necessidades, que naquele momento, não estão a ser satisfeitas.

Quais são os sentimentos que mostram que não estamos conectados com as nossas necessidades? Raiva, culpa, vergonha, tristeza, etc.

É necessário aprofundar o autoconhecimento para compreender como gostaríamos que fossem satisfeitas as nossas necessidades. Para assim, de forma consciente, comunicar ao outro.

As nossas necessidades são a expressão da busca pela vida dentro de nós.

Um exemplo de comunicação consciente:

Quando converso contigo e continuas a ver televisão (aqui estamos a falar de factos, não de distorções), sinto-me triste (sentimento), porque tenho a necessidade de ser ouvida e compreendida (necessidade), com a tua escuta ativa, olhando nos meus olhos e participando de forma ativa na conversa (como gostaria que fosse satisfeita a minha necessidade).

Utilizando esta linguagem, as pessoas vão dar importância aos teus sentimentos. Os sentimentos é que conectam-nos com o coração do outro.

Todos os seres humanos têm as mesmas necessidades. Quando expões uma necessidade, o outro também reconhece essa necessidade.

Somos todos feitos a partir da mesma energia.

Recordo que o principal objetivo da comunicação consciente é a conexão com o outro.

Vamos praticar? Com paciência, persistência e amorosidade! 🙂